quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Feliz Natal 2015

                                                  Clique na imagem para visualizar o vídeo

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015









COMEMORAÇÕES DO 75.º ANIVERSÁRIO DA SPM 




 Conferência “As Ciências Matemáticas e as Ditaduras no Século XX”, 10-12 de dezembro

Integrada nas celebrações dos 75 anos da Sociedade Portuguesa de Matemática, a conferência internacional “As Ciências Matemáticas e as Ditaduras no Século XX - A Europa Ocidental, Portugal, e as suas Conexões Atlânticas” realiza-se na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, entre 10 e 12 de dezembro.

Este encontro pretende ser um ponto de reflexão sobre todo o contexto que envolve o desenvolvimento e a prática da matemática em regimes ditatoriais. Atendendo à situação histórica particular de Portugal nas décadas de 1930 e de 1940, participarão neste encontro internacional investigadores das ditaduras mais relevantes para Portugal nessa época, ou seja, as vigentes em Espanha, na Itália e na Alemanha, sem esquecer o caso francês durante a ocupação Nazi (1940-1944). Pela importância que assumiram na emigração dos matemáticos portugueses no pós Segunda Guerra Mundial, serão também analisados os casos do Brasil e da Argentina.

A programação completa desta conferência está disponível em http://matematicaeditaduras.spm.pt/pt/programa

As inscrições deverão ser efetuadas na página http://matematicaeditaduras.spm.pt/pt/inscricao



Lançamento do Livro de Problemas de Almada Negreiros, no dia 11 de dezembro

Expressão máxima das construções geométricas na obra de Almada Negreiros, o painel "Começar" (exposto no átrio da Fundação Calouste Gulbenkian) é fruto de várias décadas de estudos geométricos. No Livro de Problemas de Almada Negreiros, Pedro J. Freitas e Simão Palmeirim Costa descodificam alguns dos elementos matemáticos presentes em desenhos inéditos de Almada, desafiando o leitor a fazer o mesmo exercício, encarando estas obras como problemas de geometria.

Este é o 14.º título da coleção Leituras em Matemática, e será lançado no âmbito das comemorações dos 75 anos da SPM, no dia 11 de dezembro, às 16h40, no Anfiteatro da Fundação da Faculdade de Ciências da UL, Bloco C1, Piso 3. A apresentação do livro ficará a cargo de Jorge Buescu. 




Hora do Código


terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Vencedor



Vencedor do Desafio do Blogue de Matemática


Wilson Silva 8ºA2   
  

 Vencedor do primeiro desafio deste ano do Blogue de Matemática, Wilson Silva, de 14 anos, é aluno do 8ºA2 do Ensino a Distância. Trabalha no circo, onde faz um número de altura chamado "arame". No seu dia a dia, ensaia, trabalha, estuda, brinca com os animais do circo e às vezes vai passear com a mãe e com os irmãos ao shoping.  

Sendo esta a primeira vez que concorre a um desafio matemático, confessa-nos que o que o levou a concorrer foi a insistência da sua professora e a curiosidade para ver se ganhava:

"É fantástico nunca tinha ganho nada assim parecido".

Sendo um aluno EaD, diz-nos que é um pouco diferente estudar através de um computador mas, depois de uns dias habituamo-nos.

À questão inevitável, "gosta de matemática?", Wilson Silva, responde-nos:


"Antes achava muito difícil mas agora cada vez mais estou a gostar."



Veja o desafio que o Wilson ganhou no blogue de matemática e tente resolvê-lo:

"Os cantores Luciano Pavão, Ácido Domingos e José Camionetes são muito supersticiosos: Luciano Pavão só dá concertos de 10 em 10 dias, Ácido Domingos só dá concertos de 6 em 6 dias, enquanto que José Camionetes só dá concertos de 11 em 11 dias. Sabendo que no dia 29 de fevereiro de 1996 os três deram um concerto, em quantos concertos puderam os três cantar em conjunto no período de quatro anos que se segue? Em que datas se realizaram tais concertos? "


Parabéns Wilson!


Parabéns ao vencedor e um Bem-haja a todos pela Vossa Participação!


Profª Susana Martin Tenreiro 


Vai receber prémios...